Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Ibirama iniciou suas atividades no dia 28 de abril de 2014.
A primeira posse de imortais foi realizada no dia 26 de julho do mesmo ano.
Tem como finalidades: I – divulgar a cultura literária no município e região; II – registrar, difundir, preservar e estimular a cultura, a história e as realizações literárias do município; III – divulgar obras e realizações culturais de personalidades nascidas, residentes e/ou com estreitos laços com o município; IV – incentivar e desenvolver as atividades culturais e sociais; V – apoiar a criação, ampliação e melhoramento de acervos bibliográficos de bibliotecas municipais e estaduais; VI – planejar e promover ações integradas de cultura através da congregação das lideranças comunitárias da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL DE SANTA CATARINA- SECCIONAL IBIRAMA.
Os trinta e um membros efetivos da Academia se reúnem por meio de Assembleia Geral, quando são convocados para fins determinados. Os membros que fazem parte da diretoria permanecem por um período de três anos. São os seguintes:
Presidente de Honra: Apolônia Gastaldi
Presidente: Eliana V. Jaeger
Vice-Presidente: Maria da Graça de Souza Feijó
Primeiro Secretário: Dabnei Suani Howe
Segundo Secretário: Suelen Fusinato
Primeiro Tesoureiro: Izabel Petersen
Segundo Tesoureiro: Célia Beltramini
Coordenador de Eventos: Neusa Ana Slomski Angioletti
Conselho Fiscal: Manuel Conchinha, Joel Hoffmann e Cristina Constância Cavalcanti Vieira
Suplentes: Katiúscia R. Brandt, Wilde Bauner e Elvira Schulze Männchen.