Artigos

LER: UMA MANEIRA DE AMAR

LER: UMA MANEIRA DE AMAR

Harry Wiese

Se escrever sobre leitura é um ato de amor, ler é amar. Então, escrevo amando e você, se quiser, poderá amar meu texto, lendo. Mas, vamos aos fatos, pois desejo narrar algumas considerações sobre o ato de ler e interpretar.

O que podemos ler? De acordo com Paulo Freire, “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Assim, concluímos que podemos ler textos com palavras e textos sem palavras, coisas simples que estão em torno da gente. Assim, eu olho para o céu e leio as estrelas e as constelações; enfim, a Via-Láctea e suas maravilhas até onde meus olhos alcançam. Eu olho para as flores e leio sua beleza, suas cores e o poder que possuem para me encantar. E, assim, vou lendo e interpretando: leio os pássaros voando, leio o rosto das pessoas e interpreto se estão felizes ou tristes, preocupadas ou despreocupadas.

Se você é jovem poderá ler seu corpo bonito e as transformações que ocorrem com o passar do tempo. Poderá também ler os corpos dos amigos e amigas e se maravilhar com eles. A leitura dos corpos permite que possa se apaixonar. Se isso acontece, a leitura fica ainda mais intensa e mais interessante.

Como exímio leitor, você poderá ler ainda o modo de ser das pessoas: o caráter, a personalidade, o comportamento e as particularidades que todo ser humano possui, pois o corpo é texto.

Você também poderá fazer a leitura de sua sala de aula, de um jogo de futebol, do relacionamento com seus familiares, do trânsito e da conjuntura política e social de sua comunidade.

Como nem tudo é simples e fácil, existe também outro tipo de leitura e que não podemos desprezar: a leitura de palavras. Os seres humanos possuem a capacidade de entrar no texto. Podemos olhar as palavras, entrar nelas e descobrir suas mensagens. É como entrar em um átomo e liberar a energia. A leitura de palavras é a maior descoberta dos seres humanos. 

Há pessoas que leem muito e outras que leem pouco, também há aquelas que nada leem. Enquanto as pessoas que leem muito gozam as delícias e energias que o texto tem, as que leem pouco ficam ociosas, ou passam o tempo com outras tarefas. As que leem muito adquirem o hábito de leitura e desenvolvem o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.

Assim, quem lê adquire uma formação cultural intensa. A leitura de palavras estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento, enriquece o vocabulário e aprimora a escrita. Quem lê ama mais!

O contato com os livros ajuda a formular e organizar uma linha de pensamento. A leitura é uma aliada na hora de escrever um texto. Quem lê escreve melhor!

Que coisa boa! Você chegou até aqui lendo meu texto, portanto, é um bom leitor de palavras. Continue desbravando textos de seu interesse. Assim, existe a expectativa de se tornar uma pessoa bem-sucedida na vida!

 

Ir para página inicial
Carregando