Homenagem a Manuel José Conchinha: legado de inspiração e generosidade na literatura catarinense
Autor:
Um grande amigo nos deixou. Uma pessoa de bom coração que fez bastante pela literatura catarinense. Que ajudou muitos e que sempre foi muito generoso conosco e, por consequência, com tantos outros.
Que abraçou a ideia de um, de dois, de vários projetos que fizeram a diferença no Alto Vale e que foram destaques em Santa Catarina.
Senhor Manuel sempre trazia uma possibilidade de solução, tinha gratidão por tudo, um amor incessante pela escrita e leitura e uma vontade enorme de fazer acontecer. Isso era facilmente visível através de seus sorrisos, que esbanjava com tanta espontaneidade.
Sua partida deixa um vazio imenso, mas seus feitos continuarão a nos inspirar. Que possamos honrar sua memória, mantendo viva a paixão pela literatura e a dedicação aos projetos que ele tanto valorizou.
Descanse em paz, Senhor Manuel José Conchinha. Sua luz continuará brilhando em cada página escrita, em cada coração tocado por suas palavras, em cada ação e no brilhante trabalho que fez junto da professora Apolônia.
Manuel ocupava a cadeira nº 21 da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Seccional de Ibirama, com posse em 2014.
Foi Secretário Geral da ALBSC, Presidente da ALBSC Microrregional de Blumenau e Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina. Atuou diretamente na disseminação da cultura e literatura em todas as cidades do Alto Vale e no estado de Santa Catarina e desempenhou papel fundamental em nossa Seccional de Ibirama.
Formado em Administrador de empresas na escola Liceu do Bonfim em Setúbal, Relações Públicas na escola Liceu do Bonfim em Setúbal, Economia no Externato Lusitano do Comércio em Lisboa, Marketing na escola Georg Simon Schule, em Bonn na Alemanha. Foi empresário na área de turismo e mobiliária, fundou e exerceu várias atividades em associações culturais e integrou por 12 anos o Conselho de Estrangeiros na Província de Westfalen na Alemanha.
Manuel publicou os livros “Menina do Mar”, “Menino do Livro”, “Princesa e Sabiá Azul”, “Mistérios do Medo”, "Aventuras de Celinha" e “Sonho de Juanita”.
O escritor nasceu em Portugal, em 17 de janeiro de 1943, na cidade de Setúbal. Filho de António José e Rosária Conchinha, tem dois filhos: Sérgio e Paula.
Nossas sinceras condolências à família, amigos e todos os membros de nossa Seccional.
*17/01/1943 +02/08/2024
Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Seccional de Ibirama