Blog

Como se tornar um contador de histórias?

Para se tornar um contador de histórias não é necessário ter ensino superior, mas é preciso ter amor à leitura, sensibilidade e prazer de verbalizar narrativas. Existem algumas habilidades e características que podem ser cruciais nesta etapa de aprendizado. Algumas delas incluem: paixão pela narrativa e um desejo de compartilhar histórias com os outros, ter uma boa dicção e ser capaz de articular claramente as palavras, ter grande imaginação, conhecimento das histórias, habilidade de improvisação e de envolver a plateia, paciência e ser capaz de se adaptar a diferentes situações.

Preparamos um artigo que dá dicas de como se tornar um contador de histórias e de como utilizar essa técnica para engajar as crianças em casa. Confira:

 

1. Leia muito

A leitura é a base para se tornar um bom contador de histórias. Leia uma ampla variedade de livros e histórias para descobrir o que você gosta e para desenvolver sua capacidade de contar histórias.

2. Valorize outros talentos

Assista a outros contadores de histórias, seja em eventos, vídeos ou gravações. Ao observar como os outros contam histórias, há como usar ideias incorporar em sua própria técnica.

Procurar um contador de história experiente para ser seu mentor também pode ser essencial no momento de melhorar suas habilidades e iniciar a jornada como contador de histórias.

3. Explore as diferentes formas de contar histórias

Há muitas maneiras diferentes de contar uma história, incluindo através da fala, música, dança, teatro, artes visuais e muito mais. Experimente diferentes abordagens para encontrar a que mais lhe convém.

4. Memorize a narrativa da história

Quando contar uma história não se preocupe em repetir as mesmas palavras, mas, lembre-se de ser fiel à narrativa. A dica é memorizar a história, dessa forma, fica muito mais fácil contá-la.

5. Use o livro

O livro traz ainda mais magia no momento da contação. Na maioria das vezes, os livros infantis são produzidos com muitas cores e desenhos que ilustram cada etapa da história. Use isso ao seu favor.

6. Entonação de voz

Para transmitir sentimentos e para trazer vitalidade à história, use seu corpo e sua voz de acordo com o que a história pede. Se o personagem vive um momento de suspense, viva o suspense e transmita tudo isso para a criança.

Além disso, se o personagem ou a situação apresentar onomatopeias, por exemplo, tente reproduzir o barulho.

7. Peça ajuda para as crianças

Você pode instigá-los com perguntas ou inclui-los na contação. Por exemplo, quando houver um barulho na história, a criança pode ajudar a reproduzir o som.

Lembre-se que todas essas etapas podem ajudar na contação, mas somente a prática será fundamental para se tornar um contador de histórias habilidoso. Continuar a contar histórias regularmente pode ajudá-lo a melhorar sua técnica e encontrar sua voz como contador de histórias.

Como contar histórias para os filhos, em casa?

Contar histórias para os filhos em casa pode ser uma atividade maravilhosa para unir a família e criar laços afetivos. O livro pode ser trabalhado de diferentes maneiras, desde que haja proatividade dos pais e possibilidade de interação com a criança durante a leitura. A criança pode pegar o livro, folhear suas páginas e observar seu conteúdo, por exemplo. Mas a leitura e a verdadeira criação da narrativa, precisa ser feita pelo adulto.

Confira algumas dicas:

 

1. Escolha uma história apropriada à idade dos seus filhos e que seja do interesse deles;

2. Procure histórias com imagens coloridas para chamar a atenção deles;

3. Escolha um momento tranquilo do dia em que seus filhos estejam calmos e tranquilos;

4. Crie um ambiente acolhedor e aconchegante, para que seus filhos possam relaxar e aproveitar a história;

5. Permita que as crianças interajam durante a história;

6. Use diferentes vozes diferentes e expressões para cada personagem da história;

7. Estimule a imaginação dos seus filhos.

 

Esse é um momento especial em família, que além do objetivo de se divertir e criar  memórias que durarão para sempre, pode auxiliar no gosto das crianças pela leitura e neste hábito diário saudável.

Carregando