Blog

Dia Municipal do Escritor Ibiramense

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Municipal do Escritor Ibiramense. A efeméride foi instituída pela Lei nº 3.326, de 27 de abril de 2018, pela Câmara Municipal de Vereadores de Ibirama. O fato poderia ser considerado exagero se não tivéssemos tão seleto grupo de escritores e poetas no município, comprometidos com a produção de cunho literário, com ênfase na valorização da leitura, incentivando crianças a adultos na aquisição de conhecimentos gerais e locais. Além da produção de livros individuais, há considerável número de obras coletivas, produzidas pelos membros da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, seccional de Ibirama.

Tudo tem a ver com a escritora Apolônia Gastaldi, que não mediu esforços para trazer para nossa cidade a Academia de Letras do Brasil, oficializada em 26 de junho de 2014. Na solenidade, no salão da Sociedade Recreativa União, foram imortalizados 13 acadêmicos de Ibirama, aos quais outros foram agregados até o presente momento. Ainda ressoam as palavras do então Prefeito Municipal Osvaldo Tadeu Beltramini, no dia da instalação: “Sinto-me orgulhoso ao poder contar com uma seccional da ALB em nosso município, que possa cumprir com sua função social, transformando o sonho presente de uma Ibirama mais justa e feliz em uma realidade para as gerações futuras”.

O Dia Municipal do Escritor Ibiramense, embora ainda de maneira tímida, mas com perspectivas de resgate, também abarca os grandes escritores e poetas em língua alemã, nas primeiras décadas da existência da Colônia Hammonia, que necessitam serem lembrados, reconhecidos e estudados. Entre eles constam intelectuais e simples imigrantes colonizadores. Vários deles não escreviam regularmente, faziam-no de forma esporádica em momentos de descanso e de profunda meditação. Muitos textos foram perdidos o que deixa grande lacuna na arte literária dos primeiros tempos de existência de Ibirama.

Ler esses poetas e escritores e traduzi-los significa rebuscá-los, trazendo-os à atualidade. É, também, um retorno às raízes alemãs, fundamental para a revalorização da língua alemã na região, que ainda é falada e ensinada nas escolas. Assim, valorizar o bilinguismo é igualmente um trabalho importante no resgate e preservação das origens.

Refiro-me ao fundador Alfred Wilhelm Sellin, ao pastor Dr. Paul Aldinger, a José Deeke, à Emma Deeke, a Paul Klose, a Max Zierhold, a Eduardo Hoerhann, a Ibá Goytacazes dos Reis, a Alexander Lenard, entre outros. Vários deles eram conhecidos na América e na Europa, na época.

Como se percebe, o Dia Municipal do Escritor Ibiramense não é somente um ato de celebração e de homenagens aos que escrevem na terra dos “Belos Panoramas”. É também um chamado à conscientização e valorização aos que se dedicam à nobre missão de deixar ideias e sentimentos registrados em livros e telas de computadores. E tem mais: é estímulo e motivação para crianças e adolescentes, e por que não pessoas de todas as idades redigirem suas memórias para que possam ir muito além da vida. Cultura também é isso: é o que passa de geração a geração.

Espero que o Dia Municipal do Escritor Ibiramense se torne cada vez mais significativo e consiga agregar a população da nossa terra à escrita e à leitura locais.

Congratulamo-nos com todos os escritores e poetas de Ibirama!

 

Uma homenagem da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - Seccional de Ibirama, para todos os escritores de nosso município pelo Dia do Escritor Ibiramense - 28/04.

 

Escritor:

Harry Wiese

Membro da ALBSC Seccional de Ibirama, Cadeira nº 2, Posse em 2014.

Carregando