Blog

Afinal, o que é literatura?

A Literatura é uma forma de arte. Do latim “littera”, que significa “letra”, é uma das manifestações artísticas. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade e é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos.

Ela possui um papel social e cultural muito importante, justamente por englobar diversos aspectos da sociedade, dos homens, de suas ações e por recriar a realidade a partir da visão do autor, com base em seus sentimentos, pontos de vista e técnicas narrativas.

Segundo o crítico literário Afrânio Coutinho, "o artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são mensuráveis pelos mesmos padrões das verdades fatuais. (...) São as verdades humanas gerais, que traduzem antes um sentimento de experiência, uma compreensão e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro. A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana”.

Por isso, é importante ficar atento que nem todos os textos publicados em livros ou em sites são literários. Segundo José de Nicola, o que torna um texto literário é a função poética da linguagem que “ocorre quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, com as palavras carregadas de significado”.

Gêneros Literários

A classificação dos gêneros literários foi proposta pelo filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.). Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características diferentes e que são classificados de acordo com a forma e o conteúdo. São eles:

- Gênero Lírico: expressam sentimentos e emoções, são permeados pela função poética da linguagem.

- Gênero Narrativo: há a presença de um narrador, envolvendo personagens, tempo e espaço. Pertencem a esse gênero as seguintes modalidades: épico, fábula, epopeia, novela, conto, crônica, ensaio e romance.

- Gênero Dramático: possui um caráter teatral, ou seja, são textos para serem encenados, por exemplo, tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.

Fotos relacionadas

Carregando